Todo mundo quer um sorriso com dentes saudáveis e alinhados, não é? Além estética, dentes tortos e que não se encaixam corretamente são mais difíceis de serem mantidos limpos e podem até ser perdidos precocemente, devido à deterioração e a doença periodontal (da gengiva)
A solução para esse tipo de problema passa necessariamente pela ortodontia. É a especialidade da odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas oclusais. Atua na correção da posição dos dentes para melhorar a estética e a mastigação.
Existem vários métodos de correção, e os aparelhos ortodônticos estão cada vez mais discretos e confortáveis. Além dos aparelhos tradicionais que usam braquetes fixados na face dos dentes e das placas removíveis, há os modernos alinhadores invisíveis, como o Invisalign. Além de serem quase imperceptíveis, eles são desenvolvidos a partir de softwares que conseguem maior previsibilidade e alcançam resultados extremamente rápidos.
Não existe momento certo para procurar um ortodontista. Já na infância, os pais precisam ficar atentos, pois muitos problemas podem ser tratados precocemente.
Cuidados com o aparelho ortodôntico
A cada dia, novos produtos são lançados para garantir a higiene bucal dos usuários de aparelhos ortodônticos. Por exemplo, o fio dental super floss, o passa-fio e as escovas interdentais. Além de sempre higienizar a boca e o aparelho após as refeições, é muito importante a limpeza de seis em seis meses, para remoção dos tártaros.
Resultados
A estética é o que geralmente motiva o paciente a procurar um especialista. Porém, muitas vezes o incômodo visual pode vir acompanhado de um problema funcional.
O tratamento devolve a função correta da mastigação, melhora a deglutição e até a fala, além de diminuir a disfunção da ATM, a articulação temporomandibular.
Com a ortodontia, é possível transformar seu sorriso de forma segura, rápida e previsível.